"Mas havia tardes com essências inodoras de crepúsculos. Neste instante de incertezas - entre cores - a vida com suas dívidas se torna por demais demorada. (Viver fica entre parênteses). A paciência aconchega a alma e adormece a dor. A beleza gratuita das tardes arranha até os olhos e toda ausência mais dói, e mesmo o silêncio é insuficiente para suportar esse meio-termo."
(QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Vermelho Amargo)